terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A erva certa para cada prato


Hortelã, alecrim, coentro, orégano, manjericão e louro: aprenda onde usar corretamente os temperinhos, dando preferência para as ervas frescas



Manjericão
O pesto é um molho clássico que leva manjericão
Foto: Getty Images

Na hora de preparar a refeição, diante de tantos ervas com sabores marcantes e deliciosos, sempre bate a dúvida sobre qual temperinho combina mais com o ingrediente principal. Para ajudar, explicamos o uso de 5 temperos clássicos, presentes no dia a dia da cozinha brasileira. Além de deliciosas, as ervas também trazem benefícios para o organismo. Confira:
Hortelã
Combina com: chás, molhos, geleias, assados e grelhados. Funciona como: digestivo, analgésico, estimulante e expectorante.
Alecrim
Combina com: pães, sopas, carnes, molhos e legumes. Funciona como: diurético, digestivo, estimulante, cicatrizante, antisséptico e regulador da pressão arterial.
Coentro
Combina com: camarão, molhos à base de limão, moquecas de peixe e frutos do mar. Funciona como: calmante, digestivo e ótimo moderador de apetite.
Orégano
Combina com: pizzas, saladas com tomate e pratos à parmegiana. Funciona como: sedativo, digestivo, diurético, expectorante e estimulante gástrico.
Manjericão
Combina com: molhos e carnes em geral. Funciona como: diurético, antisséptico e broncodilatador.
Louro
Combina com: sopas, peixes, feijão, legumes e lombo assado. Funciona como: digestivo, adstringente, anti-inflamatório e estimulante de apetite.
 

Temperos frescos, uma opção saudável

Sempre que puder, dê preferência para ervas frescas, evitando usar as versões industrializadas, comuns nos supermercados. Desta forma, você traz benefícios para sua saúde. De acordo com testes realizados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), os temperos industrializados têm 70% da quantidade de sódio indicada para o consumo diário. "Um perigo para pessoas hipertensas e com problemas renais", alerta o cardiologista Martino Martinelli Filho, do Hospital das Clínicas.
Para evitar excessos, os médicos aconselham usar essas opções vapt-vupt só de vez em quando. Na maioria das refeições, prefira as ervas naturais, que, além de deixarem a comida com sabor e aroma especiais, ainda protegem sua saúde.

 

Faça as ervas durarem mais tempo

O sonho de toda cozinheira é ter uma pequena horta em casa, mesmo que seja em vasinhos. Mas, se não for possível, para que os temperos verdes durem mais, é preciso ter cuidado na hora de conservá-los na geladeira.
O primeiro passo é lavar bem todas as folhinhas. Depois, seque com papel toalha e só então guarde em um recipiente com tampa.

Fonte: Revista Claudia - outubro/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário