O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida.
O esban-jamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas.
Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo.
Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas.
Reaproveitamento de restos de alimentos essa é a idéia.
(publicação do blog http://viver-sustentavel.blogspot.com.br
Estaremos realizando no dia 13 de junho as 14 hs o curso de REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS, neste primeiro módulos os alunos irão aprender a preparar:
Esfihas de talos de espinafre
Casquinhas de siri
Croquetes ( varios com aproveitamento
de frango, carne peixe e legumes)
Doces e geleias
Investimento: R$ 30,00
Inscrições antecipadas - vagas limitadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário